A luta do Twitter contra as fake news pode estar prestes a ganhar um novo recurso, o Birdwatch.
Flagrado em versões Beta do cliente da rede social para smartphones, a funcionalidade vai permitir que os usuários incluam anotações às mensagens publicadas, quase como se fossem notas de rodapé, de forma a adicionar contextos, realizar atualizações ou indicar que há algo de errado com aquela publicação e incluir links para a versão verdadeira do que está sendo reportado.
O recurso foi descoberto como parte da interface comum da plataforma, na forma de um ícone de óculos que aparece ao lado das informações de data e hora de publicação de um tweet. Dali, o usuário deve preencher um questionário indicando porque acredita que a mensagem em questão é enganosa, eventuais efeitos que a disseminação dessa informação poderia causar e, o mais importante, uma explicação em pouco mais de 500 caracteres.
A ideia é criar um documento público, feito pela própria comunidade, sobre a autenticidade das informações divulgadas, sua temporalidade e, principalmente, o contexto, que é uma das principais armas usadas por aqueles que disseminam desinformação.
#Maisbytes #TwitterContraAsFakeNwes
0 Comentários